Fernando Pessoa disse: "Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter; repugna-la-íamos, se a tivéssemos.
O perfeito é desumano, porque o humano é imperfeito." Contudo, a perfeição é a nossa luta, o nosso objectivo.
Bem vindos ao Objectivo Perfeição!

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Odisseia da Poupança I

Olá olá!
O post que fiz aqui mereceu alguns likes no facebook dos quais depreendi que o assunto interessava. Desta forma, vou passar a falar um pouco de racionalidade económica aplicada a pessoas com o meu perfil: estudante universitária a morar longe da terra e numa casa que não lhe pertence.
Talvez o meu raciocínio de gestão vos veja útil.

1º: Quais as despesas a suportar:

      - Alimentação
      - Material Escolar
      - Passe Escolar
      - Ginjinha
      - Saúde
      - Idas a casa
      - Lazer
      - Roupa

2º: Onde cortar:

      - Material Escolar: Apenas compro canetas e marcadores, sendo que de momento tenho imensos marcadores porque aproveitei uma promoção fantástica da staples há uns meses e abasteci-me para anos :P. Uso folhas brancas de impressora. Tinteiros, compro recicláveis o que reduz o preço para mais de metade. Fora isto, os meus gastos com material escolar resumem-se a fotocópias e livros. Se quanto às fotocópias não há muito a fazer, no que toca aos livros, pretendo evitar comprar originais, comprar só aqueles mesmo mesmo indispensáveis,pedir emprestados, consultar na biblioteca.
      - Passe Escolar: Infelizmente já não há nada a fazer visto que o desconto do Sub23 já foi...
      - Ginjinha: Os gastos da Gininha vão diminuir porque uma vez que já é adulta, posso dar-lhe ração mais barata. Tem as vacinas em dia, só repete em agosto de 2013. A desparatização é 5€, de 3 em 3 meses. Tem caminha, coleira com identificação, caixa de areia, shampoo, 3 caixas de whiskas Anti-Hairball, ração e areia para mais de 2 meses, arranhador, transportadora trela, brinquedos. Só preciso de uma escova para o pêlo e de um corta-unhas e de resto já não penso gastar muito mais com ela nos próximos tempos.
       - Saúde: Não há muito por onde cortar..apenas tenho um seguro médico para ajudar nas despesas.
       - Idas a Casa: Para ir num fim de semana a casa gasto entre 30 e 35€ (dava para uma ia a Londres numa companhia low cost :P). A ideia é tentar ir menos vezes, mas nunca menos de 1 ou 2 vezes por mês, utilizar sempre o desconto de estudante e comprar bilhete de ida e volta porque sai mais barato. Se evitasse as sextas e os domingos também tinha desconto, mas é precisamente à sexta e ao domingo que preciso.
       - Lazer: Na Faculdade de Direito não sobra muito tempo para grandes saídas, pelo que aí não gasto. Cinema, passei a ver em casa. Portanto, o objectivo é reduzir as vezes em k almoço ou janto fora e sempre que tal seja indispensável, utilizar os vales do Mc, da pizza hut, do KFC, da Tellepizza, da Pans, ou comprar cupões em sites de descontos (groupon, goodlife, etc etc.)
       - Roupa: Roupa de inverno tenho bastante. Não obstante poder comprar uma coisinha ou outra, estou em crer que só preciso ser mais organizada e fazer alguns arranjos para rentabilizar o que já tenho.
       - ALIMENTAÇÃO: Bem, aqui é o ponto onde ainda posso procurar ser mais eficiente e aquele onde vou ter de me esforçar mais:
            1) Fazer compras SÓ uma vez por semana (o que significa deixar de passar no continente de manhã para comprar um bolinho :P)
            2) Ir ao supermercado com uma lista de compras previamente elaborada atendendo às reais necessidades Vs Promoções existentes.
            3) Estabelecer um orçamento semanal para as compras (Questão a ver, 10 ou 15€ por exemplo)
            4) Procurar consumir tudo o que adquiri para nao haver desperdícios.
            5) Organizar melhor o meu tempo para preparar sempre a lancheira na noite anterior, embora já saiba que em alturas de stress, seja provável que a dita fique em casa :P
            6) Evitar fazer compras nos bares da faculdade, à excepção de um cafézinho ou outro.
            7) Tentar (eu disse Tentar, han?!) acordar mais cedo para tomar um bom pequeno almoço em casa :P
            8) Levar a minha marmitinha para o almoço, o que significa que no fim de semana tenho de arranjar tempo para preparar as refeições, ou pelo menos estipulá-las.


Não sei se está tudo, mas de momento foi o que me lembrei.
O que acham do meu plano?
Têm sugestões, dicas, ideias? Falem comigo :)

Beijinho

1 comentário:

  1. Olá Lise:)
    Sou a Formiguinha!
    Peço desculpa por só hoje vir agradecer o selo e conhecer o teu cantinho. A minha vida de formiga é muito complicada:):):)
    Vou levar o selo e colocá-lo com muito gosto na minha estante da Casinha. Só não vou responder ao desafio porque como tenho pouca disponibilidade para publicar optei por deixar de responder a esses desafios. Obrigada por te lembrares de mim:)
    Já fiquei tua seguidora e assim poderei visitar mais vezes o teu blog que está muito interessante e tens uma coisa que eu adoro; uma linda gata:)

    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

A Lise agradece o seu Comentário!