Fernando Pessoa disse: "Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter; repugna-la-íamos, se a tivéssemos.
O perfeito é desumano, porque o humano é imperfeito." Contudo, a perfeição é a nossa luta, o nosso objectivo.
Bem vindos ao Objectivo Perfeição!

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Educação: Portugal x Suiça

Olá de Novo!

Agora trago-vos algo novo: Venho lançar-vos um desafio!
Como sei que muita gente anda aqui pelo meu cantinho (Sim porque o número de visualizações sobre a olhos vistos), mas que raramente deixa opinião, venho lançar um tema, a propósito de um texto que uma amiga escreveu recentemente no seu Facebook e que de seguida transcrevo:

"Depois de acompanhar durante este ano letivo o percurso escolar das minhas filhas neste país que não é o nosso, começo a pensar que está na hora de mudar as nossas mentalidades portuguesas em relação a essa matéria, também! Em primeira mão fiquei completamente desorientada pelo facto de os miúdos terem desde cedo de saber o que querem das suas vidas, achava despropositado. Mas começo a "dar a mão ...à palmatória", os alunos aqui são preparados para a vida, não são entupidos de matéria para estudar. Tem sim a matemática, as ciências...enfim...mas também têm a parte prática daquilo que lhes vai fazer falta, como cozinha, costura, muitos trabalhos manuais...no máximo aos 15 estão a fazer uma aprendizagem numa empresa de acordo com aquilo que mostraram ser capazes de fazer, isto é, quem sabe se os alunos têm capacidade de estudar na universidade são os professores, só 5% dos alunos suiços as frequentam. No entanto, são uma população muito ativa, bem remunerados em todas as áreas e satisfeitos com a vida que levam, com uma forte auto-estima...que é o que nos falta a nós! Temos que deixar de pensar que só o sr. Dr. faz falta na sociedade e que se não formos chamados de tal não somos ninguém, assim será dificil travar o sentimento de frustração e cada vez somos um povo mais deprimido..."
Desde já o meu muito obrigado à Susana Pepe não só pela generosidade de nos permitir a publicação como pela excelente análise que fez da educação suiça.
Decidi publicá-lo aqui porque vi nestas palavras uma enorme razão. Um sentimento de que "assim é que deve ser". Uma vontade de trazer para o nosso país aquela educação. Mas enquanto tal não é possível, muitos fazem como a Susana e mudam-se de malas e bagagens para terras Suiças. Também eu lá vivi e sinto que não deveria ter voltado, e por razões que feliz ou infelizmente vão além da educação (condições de vida, de empregabilidade, de subsídios, de comparticipações na saúde, etc, etc). Portugal é sempre o nosso Portugalinho mas... não haverá um "MAS"?
O que acham? Concordam e defendem a nossa educação? Sentem que os vossos filhos saem da escola preparados para a vida profissional? Encontram sentido nesta nossa temática?
Digam de vossa justiça!  :)
Beijinho

Sem comentários:

Enviar um comentário

A Lise agradece o seu Comentário!